0
Meu carrinho
Carrinho Vazio
21/03/2023

Sexta-feira Santa - tradições e costumes

 

A Sexta-feira Santa é a última sexta-feira antes da Páscoa e da Quaresma. Costumes e tradições são observados na Sexta-feira Santa, pois Jesus foi crucificado neste dia. É a última sexta-feira antes da Páscoa e da Quaresma.

 

Qual é o significado da Sexta-Feira Santa? 

 

Neste dia, Jesus Cristo foi crucificado e faz parte dos três dias de celebração religiosa cristã chamados Tríduo Sacro, que incluem a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira Santa e o Sábado Santo.

 

O jejum negro é realizado neste dia. Segundo a crença cristã, a Sexta-feira Santa marcava a crucificação de Jesus e sua morte para salvar as pessoas de seus pecados. Nela, é realizado o serviço denominado Horas e Vésperas Imperiais, durante o qual o Epitáfio é retirado no meio da igreja para adoração. 

 

É um dia de grande luto para a cristandade. Esta noite é a festa da Oração do Senhor. Também é chamada de Sexta-Feira Seca porque as pessoas observam o jejum negro neste dia. A paixão de Cristo é comemorada neste dia. De acordo com algumas tradições e costumes, na Sexta-Feira Santa as mulheres vão para os túmulos onde acendem velas e lamentam os mortos. É um dia litúrgico, o que significa que nenhuma das três Sagradas Liturgias é celebrada. Os cristãos não pretendem estar ausentes da remoção do epitáfio na igreja. O símbolo é o da descida de Cristo da cruz e a preparação de seu corpo para o sepultamento. 

 

O epitáfio que os sacerdotes carregam com a ajuda dos fiéis simboliza o corpo de Jesus. Após o serviço, o Santo Epitáfio é colocado sobre a mesa do altar, onde permanece até a Ascensão. 

 

Tradições e costumes da Sexta-Feira Santa  

 

  • No início da manhã, a casa é defumada com incenso e as pessoas circulam três vezes 

  • Diz-se que se chover na Sexta-Feira Santa será um ano bom e frutífero, e se não chover será um ano seco  

  • As pessoas costumavam mergulhar em água fria três vezes neste dia para serem saudáveis durante todo o ano 

  • O povo da Moldávia acredita que ir ao barbeiro na Sexta-Feira Santa os protegerá de doenças e enfermidades Antigamente, as pessoas voltavam para casa com velas acesas no caminho da igreja 

  • De acordo com algumas tradições e costumes na Sexta-feira Santa, as pessoas não se lavam na Sexta-feira Santa Em algumas áreas, as árvores são fumadas com incenso para afastar animais selvagens, doenças ou pragas 

  • Segundo algumas tradições e costumes da Sexta-Feira Santa, diz-se que o jejum negro é bom para curar doenças de pele e quem jejua terá saúde o ano todo. Em algumas partes do país, antes do nascer do sol, as pessoas corriam descalças no orvalho


 

Tradições e Costumes na Sexta-Feira Santa - o que não fazer

 

  • Neste dia não se coze nada, nem pão nem muffins , porque se diz que as donas de casa vão queimar as mãos da Mãe de Deus

  •  Neste dia as urtigas não são comidas porque Jesus foi espancado com elas Além disso, nenhum vinagre é usado porque os lábios do Salvador foram umedecidos com ele 

  • De acordo com algumas tradições e costumes na Sexta-Feira Santa nenhum animal é sacrificado neste dia Além disso, as donas de casa não fritam ovos nem fazem preparativos para o dia de Páscoa.

  •  Na Sexta-Feira Santa, os agricultores não devem trabalhar ou semear nada no campo porque não vai crescer Segundo algumas tradições e costumes na Sexta-feira Santa diz-se que não é bom cortar, lavar ou limpar 

  • Algumas pessoas acreditam que não é bom ir ao barbeiro neste dia, pois corre-se o risco, segundo a superstição, de perder um ente querido


 

O que diz a Sagrada Escritura sobre a Sexta-Feira Santa?

 

A Sexta-feira Santa é um dos dias mais importantes para os cristãos. É o dia em que Jesus morreu pelos pecados e sofreu paixões terríveis.  Aquele que recebe a pena de crucificação na Palestina é despido, açoitado e forçado a caminhar até o local da execução, carregando sua cruz atrás de si. Segundo as Sagradas Escrituras, depois que Jesus Cristo foi açoitado, Pilatos pronunciou a sentença, e o Salvador iniciou sua jornada até o local onde seria crucificado, carregando sua cruz e coroa de espinhos. 

 

O Salvador chegou ao local da execução, e o braço horizontal da cruz foi pregado ao braço vertical já cravado no chão. Os pés do crucificado podiam ser colocados sobre um banquinho e pregados sem apoio. No topo foi fixada uma placa na qual estava escrito o motivo da crucificação. 

 

No caso de Jesus estava escrito: "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus".  Se ninguém levasse o corpo sem vida, ele era jogado em uma vala comum. José de Arimateia foi quem tirou o corpo de Cristo da cruz e o sepultou ao lado de Nicodemos em um jardim.  De acordo com os Santos Evangelhos, quando Cristo morreu, uma série de milagres aconteceu. O telhado do templo foi quebrado, a terra tremeu e as pedras se abriram, muitos dos mortos ressuscitando. 

 

Para se certificar de que ele estava morto, um soldado o esfaqueou no lado com uma lança, da qual saiu sangue e água.  Os judeus selaram a pedra do túmulo de Jesus, mas no dia seguinte ele ressuscitou e o túmulo permaneceu vazio. No dia da Ressurreição, Jesus Cristo apareceu a Maria Madalena.

 
  • Por: R$ 3,49
    Comprar

    Vela Sal Grosso Para Rituais - Sete Ervas

    A Vela de Sal Grosso com Sete Ervas é uma combinação para limpeza energética. Ela é eficaz por afastar a energia negativa e simultaneamente atua sobre o estado de espírito, afastando más vibrações, elevando o ânimo.